Museu do Videogame Itinerante expõe réplica do Brown Box no Rio de Janeiro

Visitantes da exposição totalmente gratuita, que inicia temporada 2019 no Shopping Nova América, no Rio, terão a oportunidade de conhecer reprodução do primeiro protótipo de console de videogame do mundo. Ao todo, são mais de 300 aparelhos de todas as ger

27 de dezembro de 2018
Cleidson Lima

Curador do Museu do Videogame Itinerante

       

Poucos sabem que o primeiro console de videogame do mundo completará 47 anos em 2019. Isso mesmo! O Magnavox Odyssey, lançado em 1972, inaugurou um mercado que, com quase cinco décadas, movimenta mais de 100 bilhões de dólares ao ano pelo mundo. No entanto, para que ele existisse, Ralph Baer, engenheiro alemão naturalizado norte-americano criou e aperfeiçoou um protótipo que ficou conhecido como Brown Box (caixa marrom). E este protótipo está exposto, atualmente, no The National Museum of Americam History, nos Estados Unidos.

Mas para aqueles que querem conhecer uma réplica do Brown Box, desenvolvido entre 1967 e 1968, uma boa oportunidade é visitar Museu do Videogame Itinerante, que iniciará sua temporada 2019 no Rio de Janeiro, no Shopping Nova América, no período de 12 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019. Também estão previstas exposições, no próximo ano, em São Paulo, Belo Horizonte-MG, São Luís-MA, Teresina-PI, Brasília-DF, Cuiabá-MT, entre outras.

Com entrada TOTALMENTE GRATUITA e aberta ao público, o Museu do Videogame Itinerante também trará mais de 300 consoles de todas as gerações, dezenas de consoles antigos para jogar, além simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, áreas PlayStation VR, Nintendo Switch e XBOX ONE X, concurso de cosplay e torneio de Just Dance 2019.

A réplica do Brown Box foi criada pelo professor e especialista em história dos videogames, Victor Emmanuel Vicente. Ele foi fiel à invenção de Ralph Baer, em parceria com (Bill Harrison, Bob Tremblay e Bill Rusch), patenteada em 1968 e apresentada ao mundo em 1969.

O nome Brown Box fazia jus ao apelido. Era sim uma caixa marrom, feita de madeira escura. Na parte da frente, você encontrava vários botões seletores que, dependendo da posição, criavam a impressão de que trazia vários jogos. Não havia cartuchos ou algo do gênero; eles apenas fechavam ou abriam os circuitos e, com isso, surgiam “telas” diferentes. Os controles também eram caixas marrons menores, as quais traziam botões de movimentação verticais, horizontais e diagonais. Isso mesmo, eram três botões de comando, além do disparador. Mas não foi só isso. Ralph Baer também desenvolveu um rifle que emitia luz e interagia com os elementos da TV.

Após quatro anos de dificuldades em convencer a indústria que aquela caixa marrom era o futuro do entretenimento digital, Ralph Baer chamou a atenção da Magnavox, um dos maiores fabricantes de televisores na época nos EUA, que resolveu colocar o produto no mercado como Magnavox Odyssey, considerado o primeiro console de videogame do mundo.

Ralph Baer faleceu em dezembro de 2014, com 92 anos, deixando como legado uma das maiores indústrias do mundo. Em 2006, recebeu das mãos do então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a Medalha Nacional de Tecnologia. Em 2008, foi homenageado com o prêmio de pioneiro na conferência Game Developers. Em 2010, entrou no Hall da Fama do National Inventors, entidade que reúne os inventores americanos.

 

Outras atrações do Museu

O Museu do Videogame Itinerante, que recebe 5 milhões de visitantes ao ano em todo o Brasil, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris e, em 2019, também integrará o London Games Festival, um dos maiores eventos de games da Inglaterra.

A exposição totalmente interativa resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogamefabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4 já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpits para PS4 que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real.

Outra área de destaque será a do PlayStation VR, na qual os visitantes poderão experimentar, gratuitamente, a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4. Para os amantes da Nintendo, o evento contará também com a área do Switch, novo console da companhia japonesa que será uma mistura de console e portátil. Os visitantes também poderão conhecer e jogar no mais recente console da Microsoft: o XBOX ONE X.

Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento será o palco Just Dance. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso Just Dance, da Ubisoft, e faturar brindes e prêmios.

Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.

 

 

Para mais informações sobre o Museu do Videogame, basta acessar o endereço www.facebook.com/museudovideogameitinerante ou o site www.museudovideogame.org.

Deixe seu comentário

Veja também

  ©2014 Museu do Videogame Itinerante. Todos os Direitos Reservados.